INDTBrasil-ID NFC

Brasil-ID NFC

WAF_5451

O INdT participou do projeto Brasil-ID, desenvolvido pelo Encate – grupo responsável pela Nota Fiscal Eletrônica – e que visa aumentar a rastreabilidade dos produtos nas cadeias produtivas, reduzindo o “custo Brasil” no que se refere à logística.

Com o direcionamento do Encate, do Instituto Von Braun e da Secretaria da Fazenda do Estado do Amazonas, o INdT desenvolveu dois protótipos a fim de validar um processo mais eficiente, fazendo uso das tecnologias de RFID (identificação com radiofrequência) e de NFC (transmissão sem fio de curta distância).

O INdT montou um portal RFID no centro de distribuição da Nokia e um no agente logístico TNT, responsável pelo transporte dos produtos da Nokia até o cliente final. Um demo rastreou todos os itens de diversas notas fiscais e consolidou por conhecimento de transporte, documento que a Secretaria da Fazenda costuma verificar. Após o piloto, foi elaborado um relatório identificando benefícios, dificuldades encontradas e pontos de melhoria, que servirão para chegar a uma solução final num projeto futuro, conta o gerente de projetos Leandro Ferraz.

CATEGORIAS: , , ,